sábado, 20 de junho de 2015

Launeddas

O launeddas é um instrumento da família dos aerofones constituído por 3 tubos de diferentes dimensões dotados de palhetas simples. É um instrumento de sopro polifónico, que poderá ter sido um dos precursores do moderno clarinete, e é tocado utilizando a técnica da respiração circular.
Um dos tubos (o maior) funciona como pedal harmónico, emitindo sempre a mesma nota, de forma constante, e os outros dois são responsáveis pela melodia.





Este instrumento é muito popular na Sardenha, onde tem um papel central no folclore e na música tradicional e religiosa local.





Numerosos tocadores de launeddas costumam acompanhar procissões religiosas trajados a rigor. Na figura seguinte podemos ver um cortejo de tocadores de launeddas que seguem na dianteira de uma procissão durante a Festa de Santo Efísio em Cagliari.



Talvez pela sua portabilidade e grande sonoridade, este instruento era também bastante utilizado por pastores. Na imagem seguinte podemos ver um pastor da Sardenha tocando Launeddas, vestido com o trage tradicional associado à pastorícia da região.





Pensa-se que a origem deste instrumento remonte ao Egipto antigo pois um instrumento chamando memet (um clarinete duplo) que aparenta ser o precursor dos Launeddas está representado em alguns frescos deste período.


Festival do Vale. Fresco da tumba de Nakht no templo de Amon (c. 1543-1292 A.C.). Tebas, Egipto.












Outro precursor deste instrumento poderá ter sido o aulos originário da Grécia antiga. O aulos era composto por dois tubos que terão sido sobretudo dotados de palhetas duplas, tal como o moderno oboé. No entanto, pensa-se que também existiriam aulos com tubos dotados de palhetas simples.

O aulos encontra-se representado amiúde  na arte grega, etrusca e romana antigas, destacando-se algumas peças de cerâmica, mosaicos, sarcófagos, esculturas e altos relevos.














Um dos mais antigos vestígios de um instrumento musical muito semelhante aos modernos launeddas remonta à Idade Média com a representação de um triplo clarinete nas Cantigas de Santa Maria.


Músicos tocando clarinetes triplos (launeddas). Ilustração do Códice E das Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). Biblioteca de El Escorial, Espanha


Há também vestígios da presença de um instrumento muito semelhante às launeddas na Irlanda e na Escócia durante a Idade Média como atestam as imagens seguintes.



Músicos tocando arpa e launeddas. Alto relevo em pedra na Torre de Lethendy (séc. X). Lethendy, Escócia



Músico tocando, aparentemente, um triplo clarinete. Alto relevo em pedra no mosteiro de Clonmacnoise (séc. X). Condado de Offaly, Irlanda



O vestígio conhecido mais antigo das Launeddas na Sardenha, e até na Europa, é, sem dúvida, o famoso Bronzetto Itifallico de Ittiri, uma escultura originária aproximadamente do período compreendido entre os séculos IX e VI  A.C.


Músico tocando um instrumento precursor das launeddas. Escultura em bronze descoberta em Ittiri na Sardenha (c. séc IX-VI A.C.). Museu de Cagliari, Sardenha, Itália


O launeddas acabaria por se tornar o instrumento emblemático da sardenha, tendo um lugar de destaque não só na música e folclore da região como também em cerimónoas religiosas.


Pastor tocando launeddas. Postal antigo da sardenha



Músico envergado o trage tradicional e tocando launeddas. Selo italiano.



A idade de ouro das Launeddas ocorreu nos anos 30 em que Efísio Melis e Antonio Lara atingiram um grande reconhecimento a nível mundial.


Efísio Melis (1890-1970)

Antonio Lara (1886 - 1979)

Mais recentemente, na década de 90, Dionigi Burranca deu também um grande contributo para o reconhecimento mundial dos launeddas ao fazer várias parcerias com músicos de renome oriundos de outros géneros musicais das quais se pode destacar a com o saxofonista de jazz americano Dave Liebman.

Dionigi Burranca (1913-1995)

Talvez o mais famoso tocador de launeddas vivo seja Luigi Mai.

Luigi Lai (1932)















Na Sardenha, as principais festividades em que os launeddas têm um papel de relevo são o Festival das Launeddas que ocorre a 7 de Agosto em Villaputzo e a festa de Santo Efísio que ocorre entre 1 e 4 de Maio em Cagliari, Capoterra, Sarroch e Pula.









Outro dos expoentes máximos da cultura musical da Sardenha é sem dúvida os Tenores di Bitti. Trata-se de um canto polifónico cuja sonoridade tem muitas semelhanças com a dos launeddas.