Um dos tubos (o maior) funciona como pedal harmónico, emitindo sempre a mesma nota, de forma constante, e os outros dois são responsáveis pela melodia.
Este instrumento é muito popular na Sardenha, onde tem um papel central no folclore e na música tradicional e religiosa local.
Numerosos tocadores de launeddas costumam acompanhar procissões religiosas trajados a rigor. Na figura seguinte podemos ver um cortejo de tocadores de launeddas que seguem na dianteira de uma procissão durante a Festa de Santo Efísio em Cagliari.
Talvez pela sua portabilidade e grande sonoridade, este instruento era também bastante utilizado por pastores. Na imagem seguinte podemos ver um pastor da Sardenha tocando Launeddas, vestido com o trage tradicional associado à pastorícia da região.
Pensa-se que a origem deste instrumento remonte ao Egipto antigo pois um instrumento chamando memet (um clarinete duplo) que aparenta ser o precursor dos Launeddas está representado em alguns frescos deste período.
Festival do Vale. Fresco da tumba de Nakht no templo de Amon (c. 1543-1292 A.C.). Tebas, Egipto. |
Outro precursor deste instrumento poderá ter sido o aulos originário da Grécia antiga. O aulos era composto por dois tubos que terão sido sobretudo dotados de palhetas duplas, tal como o moderno oboé. No entanto, pensa-se que também existiriam aulos com tubos dotados de palhetas simples.
O aulos encontra-se representado amiúde na arte grega, etrusca e romana antigas, destacando-se algumas peças de cerâmica, mosaicos, sarcófagos, esculturas e altos relevos.
Um dos mais antigos vestígios de um instrumento musical muito semelhante aos modernos launeddas remonta à Idade Média com a representação de um triplo clarinete nas Cantigas de Santa Maria.
Músicos tocando clarinetes triplos (launeddas). Ilustração do Códice E das Cantigas de Santa Maria (séc. XIII). Biblioteca de El Escorial, Espanha |
Há também vestígios da presença de um instrumento muito semelhante às launeddas na Irlanda e na Escócia durante a Idade Média como atestam as imagens seguintes.
Músicos tocando arpa e launeddas. Alto relevo em pedra na Torre de Lethendy (séc. X). Lethendy, Escócia |
Músico tocando, aparentemente, um triplo clarinete. Alto relevo em pedra no mosteiro de Clonmacnoise (séc. X). Condado de Offaly, Irlanda |
O vestígio conhecido mais antigo das Launeddas na Sardenha, e até na Europa, é, sem dúvida, o famoso Bronzetto Itifallico de Ittiri, uma escultura originária aproximadamente do período compreendido entre os séculos IX e VI A.C.
Músico tocando um instrumento precursor das launeddas. Escultura em bronze descoberta em Ittiri na Sardenha (c. séc IX-VI A.C.). Museu de Cagliari, Sardenha, Itália |
O launeddas acabaria por se tornar o instrumento emblemático da sardenha, tendo um lugar de destaque não só na música e folclore da região como também em cerimónoas religiosas.
Pastor tocando launeddas. Postal antigo da sardenha |
Músico envergado o trage tradicional e tocando launeddas. Selo italiano. |
A idade de ouro das Launeddas ocorreu nos anos 30 em que Efísio Melis e Antonio Lara atingiram um grande reconhecimento a nível mundial.
Efísio Melis (1890-1970) |
Antonio Lara (1886 - 1979) |
Mais recentemente, na década de 90, Dionigi Burranca deu também um grande contributo para o reconhecimento mundial dos launeddas ao fazer várias parcerias com músicos de renome oriundos de outros géneros musicais das quais se pode destacar a com o saxofonista de jazz americano Dave Liebman.
Dionigi Burranca (1913-1995) |
Talvez o mais famoso tocador de launeddas vivo seja Luigi Mai.
Luigi Lai (1932) |
Na Sardenha, as principais festividades em que os launeddas têm um papel de relevo são o Festival das Launeddas que ocorre a 7 de Agosto em Villaputzo e a festa de Santo Efísio que ocorre entre 1 e 4 de Maio em Cagliari, Capoterra, Sarroch e Pula.
Outro dos expoentes máximos da cultura musical da Sardenha é sem dúvida os Tenores di Bitti. Trata-se de um canto polifónico cuja sonoridade tem muitas semelhanças com a dos launeddas.
Sem comentários:
Enviar um comentário